PROJETO: SEMANA DO PEQUENO ALMOÇO NA ESCOLA





OBJETIVO: Levantar a consciência sobre a disponibilidade do pequeno almoço para todos os estudantes na escola e para chamar à atenção à ligação entre comer um pequeno almoço bom e um crescimento cognitivo.



PÚBLICO-ALVO: Estudantes da rede particular de ensino , pais e comunidade em geral.



JUSTIFICATIVA: A partir de pesquisa realizada pela Universidade de Havard e Minnesota, nos EUA aonde mostrou que crianças que comem o pequeno almoço na escola melhoram seu comportamento em sala de aula, se tornam estudantes mais felizes e prontos a aprender. Surgiu a idéia deste projeto voltado para as escolas da rede particular de ensino, por serem , ao meu entender, as maiores vilãs da má refeição na hora da merenda. Conheci e trabalhei em diversas escolas particulares, algumas politicamente corretas em não vender doces e até evitar refrigerantes e guaraná natural que viciam, outras com total liberação de doces e balas à vontade para as crianças.Conheci também uma escola que propôs a segunda feira da fruta, neste dia só eram vendidos frutas na cantina, ganhou o total apoio dos pais, mas não é sempre assim que acontece poucas são as escolas que se preocupam com o que seus alunos estão comendo e até contribuem para que fiquem cada dia mais obesos.



METODOLOGIA: Coletas de dados em pesquisas na internet, livros e revistas especializadas, palestras em sala de aula. Aplicativos Editor de textos, editor de planilhas, editor de apresentação. Atividade Lúdica: Almoço.



DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Os alunos irão pesquisar a relação entre a melhor aquisição de conhecimento, melhor rendimento escolar de crianças que comem o pequeno almoço na escola. Dúvidas e questionamentos levantados por alunos e pais debatidos em sala de aula. Exemplos de crianças, que melhoraram o desenvolvimento cognitivo, memória, habilidades, fluência verbal e a criatividade.

coleta de dados registrados em planilhas do excel.

apresentações do resultado da pesquisa feitas no Powerpoint.

Desenvolver em conjunto: pais, alunos, direção, cardápios mais saudáveis para a merenda escolar.

0 comentários:

Postar um comentário